-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Área: 11600 m²
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola existente localiza-se na periferia de Caneças, no concelho de Odivelas, num território de intensas descontinuidades.
A proposta estrutura-se a partir de uma dupla interpretação do conceito de aprendizagem: a aprendizagem formal e a aprendizagem informal. Esses dois tipos traduzem-se no edifício em duas arquitecturas diferentes que dialogam entre si. Assim, a rigidez própria dos blocos existentes, ocupados pelas salas de aula, numa estrutura própria de autênticas “máquinas de aprender”, contrasta com a “informalidade” da parte a edificar, proporcionando uma “aprendizagem informal” a partir dos espaços colectivos.
Considerando que na escola todos os espaços são espaços de ensino, que cada um tem a sua importância própria e que todos são importantes, a organização e a articulação inter-espacial pretende-se fluída e com grande permeabilidade física e visual, fomentando a apropriação espontânea e criativa, despoletando a vontade de aprender através do espaço.
São as relações inter-pessoais e as actividades humanas que, no fundo, estão na base de todo o conhecimento. Do ponto de vista tectónico, procuram-se soluções que concedam ao edifício uma ideia de unidade matérica e que dotem o espaço de um carácter elementar e abstracto.